sábado, 12 de janeiro de 2013

SEPARADOS PELA MORTE


Voltei pessoal! Tirei umas férias do blog para me dedicar a outras coisas aqui, mas agora eu volto com mais um filme da linha "Tim Burton e Johnny Depp"!


Bem, dessa vez a dupla resolveu fazer algo diferente e apostar em um dos talentos de Burton, a animação stopmotion, bem "A Noiva  Cadáver" trás o mesmo estilo escuro e com personagens caricatos conhecidos em "O Estranho Mundo de Jack", ou seja, não há como não gostar.


Victor Van Dort vai casar, mas em algo arranjado por seus pais que estão pobres e precisam dos dotes da moça para poder voltar para o high society, o que eles não sabe é que os pais de Victoria Everglot também pensam da mesma forma. Victor se vê totalmente contrariado a este casamento, até encontrar Victoria, sua alma gêmea até no nome.


Como agora ambas as partes estão de acordo, vêm os preparativos para o casório, entre eles o ensaio dos votos, e é aí que Victor percebe não levar jeito para a coisa, cria uma grande confusão no ensaio e sai ao ar livre um pouco para refrescar suas ideias. Ele caminha pela cidade até entrar na floresta sem perceber, e lá, entre as árvores ele resolve treinar suas habilidades de proclamar os votos e sem querer acaba se casando com um cadáver, Emily.


A Noiva Cadáver, a espera de um noivo há anos, se apaixona por seu novo esposo, Victor se ve em uma situação louca, casado com uma morta! Ele tenta de várias maneiras fugir dela, mas sempre falha. Do outro lado da história um barão chega a cidade e pede pela mão de Victoria, e os pais, secos por dinheiro, aceitam o pedido do mesmo, então marcam o casamento o mais rápido o possível.


De certa forma Victor descobre que o barão quer sua amada, assim ele tenta outro truque para escapar de Emily, e neste descobre que ele não pode estar casado com o cadáver, pois a morte já os separou, a única maneira de a Noiva Cadáver casar é ele morrer, e daí em frente a história vai se desenrolando, pena que o filme é bem rápido, só 77 minutos de rolo. (ou bom que ele é bem rápido porque você pode assistir sem preguiça).

Eu adoro assistir este filme porque ele é bem light e rápido, e ainda por cima é um musical, adoro filmes deste gênero, calma, se você não gosta não há porque não assistir "A Noiva Cadáver" ele possui poucas músicas no filme, como filmes das disney. A trilha sonora foi feita toda por Danny Elfman e é super divertida de se escutar.


Tim Burton criou bonecos de 28cm de altura para este filme, é bem divertido ver a maneira com que ele trabalha os mesmos, feitos em metal e silicone, assim como em "Frankenweenie" (consegui assistir este finalmente! Outra hora venho falar um pouco dele aqui). Para quem não sabe como funciona o stop motion: Um filme não é nada mais que muitas fotos sequenciais tiradas em um curto tempo e projetadas rapidamente, cada segundo tem em média de 24 a 36 fotos (frames), para este tipo de animação "real" são criados os personagens em bonecos feitos de silicone e fibras de metal, que vão para os cenários e lá é tirada foto a foto destes frames (se não me engano um stop motion tem 18 frames porque mais seria quase impossível de tirar-se foto a foto) ou seja, o diretor e a equipe tem que fazer movimentos leves nos bonecos e tirar foto a foto para fazer segundos dos filmes, por isso foram criadas várias cópias de cada personagem, para a produção funcionar mais rapidamente.


O filme trás referencias a muitos filmes do cinema, entre eles o vampiro "Nosferatu", o musical "Victor Victoria", ao curta de Tim, "Vincent" e até referencias ao "...E O Vento Levou", muitas coisas diferentes que quando misturadas formam este divertido filme de se assitir, chame as crianças para sala e ligue seu televisor para assistir uma animação para toda a família.

7X7 da semana: Tim Burton e Johnny Depp

"Este é um post '7X7', dicas de maratonas de 7 filmes para os 7 dias da semana."

Nenhum comentário: