terça-feira, 23 de abril de 2013

O QUE É REAL? COMO VOCÊ DEFINE O REAL?


A trilogia Matrix, pois é, esse é um da série: "Filmes de Sucesso que Ainda Não Tinha Assistido", e sinceramente eu adorei. Antes de começar o filme que temia que fosse algo parecido com Tron, algo extremamente non-sense, mas não, a cada fala e ação no roteiro eu me surpreendia mais.



Começando por "Matrix", nossos olhos não enxergam a verdade neste mundo, atrás da "realidade" na qual acreditamos há milhões de máquinas dominando o mundo e uma resistência humana tentando destruí-las. Neo (Keanu Reeves), um hacker dos bons, vive neste mundo paralelo dentro dos computadores, até que uma profecia faz com que ele enxergue a verdade e saia do Matrix.


Fora do Matrix ele conhece as pessoas que passaram pelo o mesmo que ele passou, a descoberta da verdade, mas como de praxe, Neo não é o protagonista por um acaso, ele é o escolhido para acabar com a guerra, segundo a Oráculo.


É aí que tudo começa a melhorar, o filme foi feito em 1999 e assim como O Senhor dos Anéis encheu os olhos com efeitos que muitos dos filmes de hoje ainda não conseguem alcançar. O maior destaque que se dá para estas cenas são as em câmera lenta, a imagem congela e é possível viajar pelo cenário.


Em "Matrix: Reloaded" a guerra começa a tomar maior forma, com idas e vindas do mundo real à Matrix, Neo, Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (o líder da resistência - Laurence Fishburne), mas agora o inimigo não são apenas as máquinas, mas também um vilão derrotado no primeiro longa.


"Reloaded" talvez seja o melhor filme da trilogia, com uma das melhores cenas de ação que já vi, tive que parar o filme e assistir de novo, por que eu não acreditava que em pleno 2003 conseguiram criar efeitos especias tão bom e uma luta tão envolvente. Mas ao fim do longa o protagonista sofre um acidente e assim dá início ao último filme da trilogia.


O "Matrix: Revolutions" traz a guerra final entre todos os núcleos, mas desta vez ela é travada fora do Matrix, com armas reais e pessoas em carne e osso. Como diz o próprio nome, a revolução começa e ao final entendemos qual o sentido da trilogia, que ainda deixou uma lacuna para continuação. (Continuação tomada em jogos de video game e em Animatrix).


A série foi dirigida e escrita pelos irmãos por Andy e Lana Wachowski e que direção, efeitos é o que não falta, a fotografia é surpreendentemente ótima, por isso merecidamente o primeiro filme ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição.


Eu amei a trilha sonora, é uma mistura de orquestra e Daft Punk, é como se a tecnologia encontrasse Bethowen, se não bastasse essa trilha, a edição e mixagem de som encaixam direitinho com cada ponto da história, fazendo com que se acredite mais e mais no que está se acontecendo.


Keanu Reeves que faz One (anagrama para Neo), dá vida a um personagem sério que consegue se apaixonar por Trinity naturalmente. Três outros atores foram escalados para este papel: Tom Cruise, Leonardo di Caprio e Will Smith, acredito eu, que se o último destes três tivesse o papel de Neo, a trilogia teria tido de longe uma destaque ainda maior.


Esse talvez seja o trabalho que mais destacou Laurence Fishburne, o "chefão" dos revoltos, ele é extremamente duro e acredita bastante na profecia (a profecia é uma espécie de 'deus' para as pessoas no longa, e muitos não acreditam nela).


Já Carrie-Anne Moss faz a mocinha da história, com uma atuação nada diferente, parecendo mais uma pessoa andrógena, mas mesmo assim de grande credibilidade para a atriz.


Por último, mas não menos importante, o vilão Smith, é interpretado por Hugo Weaving, o papa séries, com isso quer dizer que ele sempre faz um papel em grande séries, como o Capitão América, Senhor dos Anéis e agora O Hobbit, mas não há como não comparar sua atuação nesse filme com um MIB, homem de preto, de qualquer maneira o personagem pedia para que ele fosse assim, então não é culpa dele.


A produção é tão grande que leva cerca de 5 mil nomes em seus créditos finais. Com um tema que é muito atual, hoje em dia, nossas vidas estão praticamente dentro do computador, redes sociais, a internet, enquanto máquinas fazem o trabalho que há pouco era do homem. Então se você ainda não assistiu esta trilogia, arrume um espaço na sua agenda, ou aproveite sua folga, para conhecer este filme, altamente recomendado para os fãs de filme de ação e para os geeks de plantão.



Nenhum comentário: