quarta-feira, 9 de julho de 2014

O SENTIDO DO AMOR


Um tempo atrás eu comentei sobre um curta, em um dos meus vlogs #DropShare, o curta era o Eu Não Quero Voltar Sozinho, e ainda comentei que um filme baseado nele estava sendo produzido, pois bem, o tempo se passou, este filme foi para o festival de Cannes e lá aplaudido de pé.

O filme se trata puramente do amor juvenil, mas calma, não é aquela bagunça que todos conhecemos de Malhação, e nem chega a ser uma melação de baba como A Culpa É Das Estrelas. O astro do filme é Ghuilerme Lobo, que interpreta Leo, um garoto cego que procura independência e vai se descubrindo sexualmente.


Leo convive com sua melhor amiga Giovanna (Tess Amorim), em uma escola de ensino médio, terra mãe do bullying com pessoas diferentes. Ele sofre muito preconceito de seus colegas de classe por ser deficiente, até que Gabriel (Fabio Audi) chega na escola para mudar as estruturas de todos os relacionamentos.


O trio logo viram amigos próximos, mas uma teia de ciúmes é tecida entre eles, e as coisas começam a ficar agitadas. Enquanto Leo se aproxima cada vez mais de Gabriel, acaba se distanciando de sua melhor amiga.

Tudo isso ocorre muito naturalmente, Gabriel trata Leo como uma pessoa qualquer, sem tratamentos especiais, ele até comete umas gafes do tipo "Você já viu aquele filme?". Essa atitude mostra a Leo que ele pode viver uma vida normal, o que deixa sua mãe super protetora de cabelos em pé. Mesmo assim Leo começa a buscar novas experiências, como ir ao cinema e sair escondido na madrugada para "ver" um eclipse com seu amigo.


O contato com o mundo exterior, um mundo que Leo não conhecia, passa a ser uma necessidade. A situação complica quando ele se apaixona, um amor que não se vê, apenas se sente. Como a ótima cena com sonhos do protagonista mostra.

O filme demorou para sair porque Daniel Ribeiro, diretor, queria esperar até que os atores atingissem a maior idade, o que foi uma excelente ideia, dessa maneira ele conseguiu explorar muito melhor o mundo proposto, ainda mais porque a química entre os atores permaneceu a mesma.


Algo interessante de se ressaltar é que em nenhum momento o filme questiona a aceitação sexual dos personagens, é tudo natural para eles, o que pode deixar muitos espectadores chatinhos dizendo que isso não é nem perto do que muitos gays sofreram ou sofrem. Mas Hoje Eu Quero Voltar Sozinho não é sobre aceitação, é sobre o amor, não importa como for.

Curiosidade sobre o filme:
O filme ia se chamar "Todas as coisas mais simples", mas por ser um nome muito genérico ele foi substituído pelo novo, que representa muito melhor o espírito do filme. Em inglês se chama "The Way He Looks", que também é um nome muito interessante, unindo a cegueira do personagem com olhares de amor. 


critica hoje eu não quero voltar sozinho, review hoje eu não quero voltar sozinho

Nenhum comentário: