domingo, 13 de janeiro de 2013

TEM UM DEDO NA MINHA TORTA!


Quando você pensa que esta dupla já fez tudo chega o musical Sweeney Todd, não gente, o filme não mostra uma cortesã se apaixonando por um boêmio ou uma garota gordinha dos anos 60 passando laquê no cabelo, desta vez o musical é uma sinfonia do medo sobre um barbeiro assassino, depois deste filme nem o Danny de Grease vai mais ao cabeleireiro.



Sweeney Todd (Johnny Depp) "viajou o mundo e viu suas maravilhas, da crueldade do homem que é tão linda como o Peru", como ele mesmo diz ao voltar para sua terra, Londres, uma cidade completamente suja que cedeu a corrupção do juiz da cidade (Alan Rickman).


Todd era casado com uma linda mulher, tinha uma filha, até o dia que o juiz invejoso fez com que ele fosse deportado e separado de sua mulher e família  depois de muitos anos ele retorna a cidade para rever sua família, primeiramente ele vai até o lugar onde sua barbearia funcionava, mas agora o lugar foi vendido para Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter) uma confeiteira sem sorte, sem dinheiro para comprar o recheio e a massa de suas tortas o lugar se desmorona em poeira e baratas.


Mrs. Lovett conta a história do barbeiro que morava em seu estabelecimento (sem saber que o próprio está em carne e osso na sua frente) e conta que o juiz deu um chá de sumiço na esposa de Todd e tornou a filha em sua protegida, prendendo ela da vida livre.


Sweeney Todd se revela para Mrs.Lovett e jura vingança ao Juiz, mas a parte legal é planejar o plano, como diz Lovett, que vira uma grande aliada do barbeiro. Então os dois vão até a cidade para conseguir clientes para Todd, no meio de uma praça um garotinho charlatão (trabalhando para uma pessoa mais mentirosa ainda) vende um elixir que faz com que o cabelo cresça, nada mais que uma mistura boba de tinta e urina como diz Todd, o que irrita o italiano Pirelli (chefe do garotinho - Sacha Baron Cohen), que se diz um grande barbeiro que cortou barba de reis e é o reis das barbas.


Este charlatão, que nem italiano é, quando criança via Todd trabalhando na barbearia e logo percebe que o mesmo está de volta a cidade, e resolve ameaçar o barbeiro de contar ao juiz. Esperto como é, Todd finge ser amigo dele e oferece um corte, mas o corte não foi nem a barba, nem o cabelo, foi um corte de garganta. Aí chega a ideia mais diferente que o filme trás, o que eles vão fazer com aquele corpo? Mrs. Lovett tem a solução, já que matar gatinhos e assa-los para suas tortas não tem dado certo, por que não usar o corpo de Pirelli, melhor ainda, porque não usar os corpos dos clientes de Todd?


E dá nisso, depois de "encorporar" carne humana a suas tortas, a lanchonete de Mrs. Lovett vira um sucesso, claro que ninguém sabe do que é a carne nas tortas, mas de acordo com os clientes os quitutes são uma delícia. Mas as coisas para Todd ainda não vão bem, sua filha se apaixonara por um amigo de viagem do barbeiro, e o juiz resolve casar com sua protegida para a "defende-la" deste garoto pobre, o que aumenta mais ainda a fome de vingança de Todd. Agora o resto da história você só descobre antes de os créditos serem projetados na sua TV.


O elenco tem bastante pessoas que participaram de Harry Potter, ou seja, em sua maioria os atores são britânicos, Johnny Depp faz um ótimo papel e tem um dos melhores desempenhos em seus filmes (o que lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator). Não há como destacar Helena Bonham Carter como Mrs. Lovett, foi uma grande surpresa, ela deu um show cantando e fazendo uma personagem com jeitinho de inocente, mas muito sombrio que simplesmente diverte o filme mais ainda (acho que a Mrs. Lovett é uma das minhas personagens favoritas em todos os filme de Burton e Depp, se não "A" favorita). Para o papel de Mrs. Lovett foram cotados Meryl Streep, Imelda Stauton, Cyndi Lauper e Emma Thompson, destas a única que em minha opnião combinaria mais com o papel seria a Imelda, a menos que Cyndi Lauper surpreendesse demais. Mas a vida não foi fácil para Helena conseguir o papel, ela teve que cravar 20 tapes cantando para mostrar ao produtor que ela era perfeita para Mrs. Lovett. Não é porque ela é mulher do diretor que ela já tem o direito do papel. Ela ainda gravou o filme grávida de seu segundo filho com Burton, ela jura que ao decorrer do filme seus seios vão aumentando.


Outro ator que me pegou de surpresa foi Sacha Baron Cohen, eu sempre achei que o único estilo dele são filmes como "Borat" e "Brüno", ele faz Pirelli, um italiano falso que é super engraçado e sério ao mesmo tempo, assim como em "Hugo Cabret", Sacha surpreende por estar tão diferente de seus personagens caricatos. Sacha Baron fez um work shop com seu próprio barbeiro e demorou um dia todo só para aprender como segurar uma navalha, para conseguir o papel Sacha teve que cantar todas as músicas de "Um Violinista no Telhado" para Tim Burton.


Já Allan Rickman e Timothy Spall continuam na mesma linha de outros personagens, dá para ligar facilmente o Juiz Turpin com Snape e Beadle (personagem de Timothy) com o Rabicho de Harry Potter.


O filme ganhou o Oscar de Melhor Direção de Arte, como eu disse antes, Tim Burton pode não ganhar muitos prêmios, mas pelo menos uma indicação de Oscar para Direção de Arte em seus filmes são sempre garantidos. Já a trilha sonora é uma de minhas favoritas em musical, para os que não sabem ainda eu sou um grande, grande, grande fã de musicais, e este é meu primeiro sobre um, então vai ter bastante coisa. Eu gosto tanto da trilha sonora deste filme porque ele se difere muito de todos outros musicais, com musicas sobre competições, alegria, traições, e coisas do gênero, porém este trás a morte, assassinatos, tortas feitas com carne de gatos ou tortas feitas de poetas, não só a letra surpreende, mas também a melodia cheia de sopros grandes e muitas cordas, é realmente um ótimo trabalho feito, (assim como em Ed Wood não foi feito por Danny Elfman) porém é a melhor trilha sonora dos filmes de Burton. (Abaixo tem a música de abertura do filme).

A ideia da DreamWorks de produzir este filme já esta na encubadora há 25 anos, os atores cotados para o personagem principal foram: William Hurt, Michael Douglas, Harrison Ford, Dustin Hoffman, Robert De Niro, Al Pacino, Richard Dreyfuss, Gene Hackman, Robert Redford, Jack Nicholson, Steve Martin, Tim Curry, Kevin Kline, Warren Beatty. Perceba a diferença de idade devido a tanto tempo do filme esperando por um diretor certo, até que chegou Tim urton e pegou o projeto e logo disse que não o dirigiria se Sweeney Todd não fosse representado Johnny Depp.

Por fim Tim Burton insistiu em um musical muito sangrento que surpreende qualquer pessoa que gosta de filmes de terror e amo mesmo tempo os fãs de musicais, faça uma torta na sua casa e bom filme!
7X7 da semana: Tim Burton e Johnny Depp

"Este é um post '7X7', dicas de maratonas de 7 filmes para os 7 dias da semana."

Nenhum comentário: