terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CHICAGO: TODO ESSE JAZZ


Lá estava eu a pensar qual seria o próximo filme que iria indicar ou criticar, não conseguia ter nenhuma ideia, esta em uma ressaca cinematográfica, até que ontem eu não conseguia dormir, coloquei minhas musicas para dormir, como sempre faço, mas o sono não vinha, até que começou a tocar o álbum deste filme, Chicago, e ao invés de me fazer dormir me deixou mais agitado ainda, não aguentei e coloquei meu DVD do filme para rodar, assisti ele em inglês sem nenhuma legenda, do tanto que vi este filme já decorei tuas falas até em húngaro (acredite eu realmente sei as falas nesta língua), assim que acabou o filme eu disse para mim mesmo, que logo depois de acordar eu escreveria este post sobre um dos meus filmes favoritos, talvez O favorito, e aqui estamos. (Os parenteses ao final de cada parágrafo indicam uma música do filme).



1920 é o ano dourado do Jazz, em Chicago o sonho de toda garota é se tornar uma vedete do gênero. Velma (Catherine Zeta-Jones) é uma estrela em ascensão da cidade, e seu status só aumenta após assassinar seu marido e a irmã Veronica - a amante dele. Na noite do assassinato Velma faz uma apresentação que chama a atenção da dona de casa aspirante a estrela Roxie Hart (Renée Zellweger), que arranja até um amante que diz ser um grande produtor musical. (Overture / And All That Jazz)


Porém Fred, seu amante, estava a enganado a todo o momento, então em um ato de desespero Roxie atira nele, seu marido Amos (John C. Reilly) se declara culpado, mas acaba entregando a realidade aos policias, o que faz com que Roxie seja mandada para a penitenciária feminina de Chicago, onde conhece Velma pessoalmente. (Funny Honey)


Esta prisão é comandada por Mama Morton (Queen Latifah), tudo o que sai ou entra é tratado com ela, uma corrupta que trás cigarro e roupas confortáveis para quem dar muitos $$$$ agradar ela, seu maior lema é "When you good to Mama, Mama is good to you" ("Se você for boa com a Mama, a Mama é boa com você"). É com esta chefe que Roxie consegue o contato de Billy Flynn (Richard Gere), o maior advogado da cidade, talvez o melhor do mundo. (When You're Good To Mama)


Enquanto Roxie não consegue chegar ao advogado ela conhece as outras prisioneiras, cada um com sua história, mas todas com um sentimento em comum, que o homem que cada uma matou mereceu mesmo ter morrido, elas até apostariam que qualquer outro teria feito o mesmo. (Cell Block Tango - uma das melhores coreografias feita para filmes)
____________________________________contém spoilers________________________________


É chegada a hora de conhecer Billy Flinn, porém o advogado cobra muito caro, cinco mil dólares. O marido de Roxie, ainda iludido por sua mulher, tenta de tudo para que Billy aceite seu pouco dinheiro e pegue o caso da esposa. O advogado, esperto como sempre, sabia que conseguiria uma grande repercussão com este caso, então aceita a misera proposta de dois mil dólares de Amos. (All I Care About)


Billy Flynn prova ser um advogado ótimo, se fazendo de mentiras extraordinárias, um perfeito ator e leva o caso de Roxie ao grande público, através de seus contatos em jornais. Então todos passam a torcer por Roxie, agora "uma garota arrependida de seus pecados que matou seu 'ex-namorado' por ele ter uma crise de cíúmes e ter tentado assassiná-la", uma história tão convincente que possui até um clímax, quando os dois tentam pegar a arma. (We Both Reach For The Gun)


Velma Kelly, que antes da chegada de Roxie, era a cliente número um de Billy tenta voltar as manchetes, mas não consegue, assim resolve convencer sua rival a fazer uma parceria, uma dupla que estaria em todos os jornais, que depois de saírem da prisão teriam o show que passaria a ser a maior a atração da cidade. Mas Roxie que antes fora rejeitada por Velma não aceita a proposta, já que agora ela é a maior estrela da cidade. (I Can't Do It Alone)


Momentos depois uma nova presidiária chega, uma garota que matou seu marido adúltero, enquanto ele estava na cama com outras duas mulheres, que também foram assassinadas. A cidade por instantes começa a dar atenção, até que Roxie finge um desmaio e diz estar grávida, de maneira que seu caso começou a chamar mais atenção que antes. (Roxie)


A notícia da gravidez chega a Amos, que fica mais do que feliz e vai conversar com Roxie, entretando ele não recebe nem se quer um "Oi" de sua esposa, outra vez ignorado ele conversa com Billy que o convence a se divorciar de Roxie. (Mr. Cellophane)


O julgamento começa e de acordo com o advogado não é nada mais que um grande circo, onde você usa, diz e se comporta de modo espetacular. Quanto mais convincente for o show todos pediram mais e nunca saberão que ela é apenas uma impostora. E não é surpresa nenhuma que ao final do processo Roxie é julgada inocente, contudo na cidade de Chicago as coisas acontecem rápido, e em frente ao fórum da cidade uma outra mulher mata um homem, e Roxie fica no esquecimento em menos de segundos. (Razzle Dazzle)


Falida Roxie tenta audições em todos os lugares, mas sua única chance é aproveitar a proposta renovada de Velma de se transformarem em uma dupla, e a ideia dá mais que certo, as duas tem sua noite de estréia na maior e melhor casa de shows de Chicago. (Nowadays (Hot Honey Rag Medley Title))

____________________________________fim de spoilers________________________________

Mal preciso comentar a atuação dos atores neste filme, algo impecável, atuações dignas de Oscar. Ou seja, não vou comentar sobre todas as atuações, mas quero chamar a atenção para três.


Primeiramente eu quero destacar o maravilhoso trabalho de Catherine Zeta-Jones como Velma Kelly, a atriz entrou tanto no personagem que dá vontade ao invés de coadjuvante ela se torne protagonista, quando Catherine começa o filme cantando All That Jazz eu sabia que amaria o filme, até hoje espero um CD desta atriz, sua voz é magnífica e e combina perfeitamente com o papel. Um trabalho tão bom que ela até levou o Oscar de Melhor Atriz Coajuvante para casa.


Em segundo temos Renée Zellweger, a atriz que interpreta Roxie me lembrou muito Nicole Kidman em Moulin Rouge, até acho que este papel só não é dela por conta que a atriz já havia feito um musical a menos de um ano. Renée é a protagonista da história que tem um conflito de ser uma pessoa inocente na mentira que não aceita desaforo na realidade, Renée não ganhou um Oscar, mas conseguiu um Globo de Ouro.


E por ultimo vamos dar destaque a Richard Gere que faz o advogado pilantra, o papel se encaixou perfeitamente em seu perfil, um garanhão que consegue convencer mulheres com apenas um sorriso e tirar dinheiro de homens com uma mentira qualquer, assim como Renée Richard não tem o Oscar por este filme, mas tem um Globo de Ouro e ainda uma indicação para o SAG Awards.

Sobre o diretor Rob Marshall, na época não tão conhecido surpreendeu a todos com uma ótima direção que provaria seu potencial, seus últimos trabalhos são Piratas do Caribe: Em Águas Misteriosas, que entre os outros filmes da série é o melhor dirigido e Nine, outro filme que amo de paixão e que terá com certeza um post aqui.


Para completar, algo que nem precisa ser comentado, a trilha sonora do filme, em questão de musicais com musicas originais este é com a maior de todas as certezas a melhor trilha, desde a abertura de uma dança a lá vaudevilee até o espetacular show de dança e entretenimento que a dupla faz ao final o filme mostra do que é capaz, e para mim um dos melhores já feitos em todos os tempos, se você nunca assistiu e odeia musicais dê uma chance a ele, pois irá superar todas suas expectativas. A nota que darei pra ele vai ser uma exceção, mas é mais que merecido. Não precisa nem assistir o trailer aqui a baixo, corra para a locadora, pra o site de baixar filmes, para a americanas, pra pararia, para onde quer que for, mas arranje uma maneira de assisti-lo, este é um dos que tem de ser visto antes de morrer.


Nenhum comentário: