sábado, 2 de fevereiro de 2013

DO YOU HEAR THE PEOPLE SING?


"Sing the song of angry man, it is the song of the people who will not be slaves again!"

Jean Valjean (Hugh Jackman) acaba de ser liberado de seus 19 anos escravos por ter roubado um pedaço de pão para alimentar sua irmã e sobrinho, mas a liberdade na França é diferente da comum, Jean está livre para poder ir onde quiser, porém está preso no preconceito ao receber seus papéis (identidade).



Como uma tentativa de uma nova vida Jean rasga seus papéis e consegue patrocínio de um cardeal da cidade, então ele se muda e dez anos depois é prefeito de uma cidade distante. Chega a este município Javert (Russel Crowe), o capitão das tropas francesas que vem caçando Jean por anos, ele chega até a desconfiar de que o prefeito é o ex-escravo (que na verdade é mesmo).


Paralelamente, uma garota chamada Fantine trabalha em uma fábrica de confecção de tecidos, a garota é pobre, assim como a maioria de todas as pessoas na cidade, que foram extorquidas pelo antigo rei e perderam muito na revolução francesa. Fantine é pega com um bilhete de um casal pedindo dinheiro para sustentar sua filha, as outras trabalhadoras da fábrica descobrem o pedaço de papel e mostram para o supervisor.


O supervisor sabendo que Fantine mantinha uma criança escondida demitiu a mulher no mesmo momento, jogando-a na rua com apenas alguns trocados. Sem rumo Fantine caminha pelas ruas francesas e acaba se envolvendo com prostitutas que acabam com a vida dela mais ainda.


Jean Valjean descobre a mulher as traças e resolve ajudá-la, como de costume o ex-escravo era um homem muito bom com os cidadãos. Fantine conta a ele que sua filha está com um casal e no mesmo momento Jean resolve que a ajudaria, por estar em débito com a mesma, saindo de lá ele vai direto para a hospedagem onde Cosette (Amanda Seyfried) está.


A estalagem é comandada pelos Thénardier(Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen), um casal de charlatões que rouba seus clientes a todo o momento, Jean os encontra e diz que pagará toda e qualquer dívida que ele precisar para poder levar Cosette com ele, o que ele faz, porém deixa os Thénardier malucos e sedentos por mais dinheiro.


Mais dez anos se passam e Jean Valjean foge mais do que nunca de seu arqui-inimigo. A França está cada vez mais próxima de uma nova revolução e Marius, um dos líderes, se apaixonada perdidamente pela primeira vez, por ninguém menos, ninguém mais que Cosette, que sempre está mudando de um lugar para outro por conta de seu pai (Jean).


O filme é 95% cantado, ou seja, não podemos tratar ele como um mero musical moderno, Les Misérables (como eu gosto de chamar) é uma grande ópera, pois a música praticamente não para o filme todo, cada personagem com seu problema principal que é sempre tratado com sua música em sua vez. Como I Dream a Dream é a música de Fantine e Sundelly é a música de Jean Valjean. Uma faixa que eu não conhecia e que acho que deu um belo ar de revolução para o filme é a "Do You Hear The People Sing?" em uma cena muito bela que demonstra a revolta do povo francês.


Cada atuação no filme beira o perfeccionismo, eu sabia que Anne Hathaway iria dar um espetáculo para os espectadores, e deu, a atriz teve que emagrecer cerca de 15kg/25kg para o papel, mas isto não define se um ator é bom ou não, o que definiu foi sua verossimilhança para com a personagem, linda de se ver, você passa imediatamente a torcer por Fantine.


Hugh Jackman também está cantando a todo o momento do filme e faz uma bela atuação, mas quem me surpreendeu mesmo nesta ópera foi Russel Crowe, o ator sempre faz papéis com autoridade, como em Os Três Mosqueteiros, mas desta vez ele conseguiu ser autoritário contando, o tom de sua voz é imperial e ele atua como o capitão que não aceita não.


Eddie Redmayne dá um novo toque ao filme que o de romance, o que renova o filme em seu terceiro ato (sim, o filme pode ser dividido em atos) e Amanda Seyfried prova novamente ser uma ótima cantora, quem sabe ela não segue este ramo? E para não ficarem de fora Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen formam uma dupla e tanto, com o jeito perfeito dos charlatões dos séc. XIX.


Estou esperando este filme lançar aqui no Brasil faz mais de um ano, já que eu adoro musicais, mas Les Misérables não é para qualquer um, como o filme é todo cantado tem que ter uma certa paciência, pois em certas partes não há nada além do ator e de música, que pode cansar um pouco, mas eu posso dizer que estou muito ansioso para assistir a esta ópera novamente.



I dreamed a dream in time gone by

When hope was high
And life worth living
I dreamed that love would never die
I dreamed that God would be forgiving
Then I was young and unafraid
And dreams were made and used and wasted
There was no ransom to be paid
No song unsung, no wine untasted

But the tigers come at night
With their voices soft as thunder
As they tear your hope apart
As they turn your dream to shame

Nenhum comentário: