quinta-feira, 14 de março de 2013

TOP 00's - O BOOM DO MILÊNIO


    A partir de agora veremos o ontem, todos gostam de ouvir música antiga, se gabar dos bons tempos e tudo mais. Mas nunca tivemos uma retrospectiva do que aconteceu na última década na música, quem estava no top1, qual o gênero de sucesso so ano, polemicas, entre outros. Por isso resolvi trazer uma retrospectiva dos anos 2000, a primeira década deste século que gosto de chamar de os 00's


    Começando pelo o ano de 2000, o boom do milênio, antes deste ano começar havia um rumor que no dia da virada, saindo de 1999, todos os computadores não conseguiriam ler o número 2000 em binário e seria espalhado o caos pelo mundo, aviões caindo, trânsito perigoso e até sem energia, bem, como estamos aqui, isto não aconteceu e o ano trouxe hits e hits.

#20 - Then The Morning Comes - Smash Mouth
Este single impulsionou o Smash a um sucesso ainda mais conhecido, a música de abertura de Shrek, com samples de músicas ouvidas em vários filmes e programas de tv é um som que agrada a muitos ouvidos.


#19 - Most Girls - P!nk
Ainda no comecinho de sua carreira P!nk não emplacou este hit, mas foi um single de grande nome que sucedeu There You Go, tudo isso era experimental para um mercado ainda desconhecido que viria a ser conquistado por P!nk. Dá para observar uns passos de cantora pop ainda sendo aprendidos no clipe. Ouça a música aqui.

#18 - Waiting For Tonight - Jennifer Lopez
Em começo de carreira a JLo ainda esta tentando aprender a lidar com o mercado de música, mas mesmo assim fez uma música dance, muito conveniente para o estilo da época e que agradou muito aos ouvidos das danceterias. Ouça a música aqui.

#17 - That's The Way It Is - Céline Dion
Se não me engano esta música foi traduzida para o português pela antiga dupla Sandy&Júnior, que traduziam tudo que Céline cantava. Com um clipe simples esta música de Dion só estava para cumprir tabela no mundo e agradar os americanos com o mesmo estilo de música cantada durante toda a década de 90. Ouça a música aqui.

#16 - There You Go - P!nk
Este foi o single que apresentou P!nk ao mundo fonográfico, com um estilo rebelde e cabelo rosa a artista mostrava que vinha para ficar e que não liga para o que os outros pensam.


#15 - American Pie - Madonna
Como sempre Madonna nas paradas de músicas, American Pie é uma música que fala sobre a vida jovem americana em faculdades, festas quando os pais saem de casa, entre outras coisas, é um tipo de pop/dance que serve mais para ouvir do que para dançar. Ouça a música aqui.

#14 - Thong Song - Sisqo
Um dos artistas de um sucesso só de 2000 foi Sisqo com Thong Song, thong significa o nosso fio dental, usado pelas garotas (ou alguns garotos, quem sabe?). É um R&B de ritmo rápido que conquistou a muitos, era a "música da sedução" na época. A música ainda faz referência a Livin' la Vida Loca, hit de 1999 do agora assumido gay Rick Martin. Ouça a música aqui.

#13 - It's My Life - Bon Jovi
Sempre que me lembro do Bon Jovi a primeira música que me vem a cabeça é esta, para quem não sabe ele vai estar no Brasil este ano, advinha onde? Claro que no Rock In Rio. Eu acho o melhor single do Bon Jovi, é rock que tem letra pop e conteúdo para rádios, com certeza um grande sucesso bem merecido.


#12 - Doesn't Really Matter - Janet Jackson
Essa música ajudou no sucesso da artista que lhe rendeu um Grammy no ano seguinte. Fez parte da trilha sonora de O Professor Aloprado 2, filme que teve a atuação de Janet Jackson em um dos papéis principais e até hoje reprisa na Sessão da Tarde. A letra combina e se encaixa com a história do filme, o que ajudou na divulgação do mesmo. Ouça a música aqui.

#11.1 - I Turn To You
#11.2 - Come on Over (All I Want Is You) - Christina Aguilera
De tão nova e magra até parece que no clipe não vemos uma Christina Aguilera de hoje. A única balada-americana especializada em Aguilera ser a narradora, dizendo a pessoa que ela está lá quando eles estão perdendo a fé. A música fez ainda mais sucesso por mostrar o potencial vocal que Christina tem até hoje, mas na época aos seus novos 19 anos. Eu torço mesmo para que ela não vire uma Celine Dion e seja uma tia velha que fez músicas boas tempos atrás. Veja e ouça sem falta a música aqui.
Você percebe o que é música pop (mesmo que comercial) depois de ouvir e ver o clipe de Come on Over, um sucesso que tocava em todas as rádios e que reforçou o poder de Christina Aguilera.


#10 - The Real Slim Shady - Eminem
Alguém já ouviu a abertura de Um Maluco no Pedaço? Bem, é quase impossível não a ter ouvido, bem, esta não é a música, mas é outro estilo que dominava as paradas. Eminem chegou como o branco que fazia música de negro e simplesmente surpreendeu a todos, o The Real Slim Shady fala até de Christina Aguilera e Britney Spears. Este foi o primeiro EP de Eminem, um artista que como dizem matou a própria mãe e que até hoje é um dos favoritos no gênero.


#9 - Who Let The Dogs Out? - Baha Men
Baha Men é uma banda de Trinidad e Togo, que cantam uma das música mais conhecidas do mundo até hoje, Who Let The Dogs Out? Foi até indicado ao Grammy, mas perdeu para Janet Jackson. Em 2007 entrou para um Top20, feito pela Rolling Stone, das músicas mais chatas já escritas. Isso é que era um viral nos anos 2000, todos cantavam, todos queriam saber quem deixou os cachorros saírem. Confira a música aqui.

#8 - Spinning Around - Kylie Minogue
Para quem não conhece a Kylie, basta saber que ela é como uma Madonna que quase deu certo, tem singles de peso, mas fica escondida sob a sombra da Rainha do Pop. Essa australiana sabe fazer música dance, e faz muito bem, Spinning Around tocava em todas as pistas de dança e o sucesso era grande demais.


#7 - Breathe - Faith Hill
Pois é, uma música country no top de 2000, esta balada foi a que dominou as paradas de músicas agitadas, no Brasil principalmente porque era tema da novela Vira Lata. Nunca tinha parado para ouvir uma música da Faith Hill, me lembrou muito a vencedora do American Idol Carrie Underwood, talvez eu escute um álbum dela para ver se ela é tudo isso que os americanos falam. Saiba que assim como o sertanejo é um gênero de peso no Brasil, o country é da mesma maneira no Estados Unidos. Confira a música aqui.

#6 - Californacation - Red Hot Chili Peppers
Até onde eu saiba este é o maior sucesso da banda, que tocou durante o ano todo e durante uma década toda, é bem conhecida por uma diferente combinação de baixo, guitarra e bateria. Confira o música aqui.

#5 - My Love Is Your Love - Whitney Houston
O quarto single de nome igual ao álbum encantou o mundo, foi com este álbum que percebi a diferença que Whitney fez para o mundo musical, só a conhecendo as pessoas saberão qual é o valor de uma cantora tão boa, no clipe nem parece que estamos vendo uma Whitney. A música tem aquele coro de igreja típico da época, o que deixa a música ainda mais legal.


#4 - Bye Bye Bye - 'N Sync
A boyband do agora tão aclamado Justin Timberlake já fazia um grande sucesso. Bye Bye Bye foi traduzida para várias línguas e a apresentadora Eliana fez até sua própria versão da música. Escutando esta música é possível perceber como eram as grandes músicas do começo da década. Foi o lead single do segundo álbum da banda e já era uma referência ao fim da boyband um CD depois.


#3.1 - Say My Name
#3.2 - Jumpin', Jumpin' -  Destiny's Child 
Com certeza o maior nome na música pop do fim dos 90' e começo dos 00' é o antigo grupo de Beyoncé, Kelly Rowland (a Beyoncé que não deu certo), Michelle Willians e Farrah Franklin (sa Kellys Rowland que não deram certo). Uma girlband das boas que tinha um diferencial, a música R&B, gênero de maior sucesso entre 2000 e 2005. As Destiny's também tiveram outro grande hit em 2000, Jumpin', Jumpin' é um tipo de R&B mais dançante e você pode ouvir aqui.


#2 - Beautiful Day - U2
Ainda no auge de um enorme sucesso de anos e anos o U2 cantava esta música epicamente, dá para ver claramente de onde vieram as inspirações do estilo de som do Coldplay, sem esta banda irlandesa nunca teríamos ouvido Viva La Vida ou Paradise nas rádios.


#1 - Oops!... I Did It Again - Britney Spears
Em primeiro lugar vem a maior revelação da música pop dos 90', o lead single, que também é a música título, de seu segundo álbum chegou e conquistou todas as rádios, o clipe recebeu um perfil futurístico e Britney usa um dos figurinos mais marcantes de sua carreira. E aqui embaixo você relembra o maior hit pop de 2000.




melhores musicas dos anos 2000, hits dos anos 2000