quinta-feira, 3 de julho de 2014

TOP 00's - FURACÃO DE SUCESSOS


Depois de se passar pouco mais de um ano, finalmente consegui unir forças para selecionar as melhores e mais famosas musicas dos anos 2000. E esta vez fica a cargo de 2004 mostrar para o que venho.

O ano já começou sendo bissexto e trazendo uma maré de azar para o sul brasileiro com o furacão Catarina. E como o vento levou um grande músico também, Ray Charles. Mas algumas coisas são flores, em 2004 foram criadas duas coisas que entrariam para história, o Facebook e o póstumo Orkut, que vamos assumir, era muito legal mandar scraps, entrar em comunidades e ser idiota, hoje em dia nós rimos da desgraça do nosso passado, isso por conta do Orkut.

*Desta vez você pode acompanhar sua leitura com a playlist do Top 00's 2004! É só dar play acima ;)

Outras alegrias que vieram, com a chegada de mais uma rotação pelo sol, são as músicas. Tão boas que quase não consegui resumir ao top 20 e mal consigo definir em que posição deviam estar. Bora dar uma olhadinha mais de perto nelas:

#20 - Call on Me - Eric Prydz
Era moda na época fazer clipes com corpos sensuais e suados ao ritmo de música eletro pop, muitos artistas chegaram ao topo com músicas como esta. Call on Me se destaca por uma ótima edição e por ser perfeita para as pistas de dança. E só pode ser, pois a letra da música não possui nada mais que as palavras de seu título, o que faz com que ela seja tão facilmente memorizada.
A música do sueco Prydz teve seu maior alcance nos charts ingleses.

#19 - 1, 2, Step - Ciara feat. Missy Elliot
Lançada primeiramente para os mercados americanos, 1, 2, Step, é uma boa representação do quanto o Rn'B ainda estava presente no topo das paradas musicais. Não tem nada de demais, que possa mudar a música, mas é simplesmente uma ótima opção para dançar e se divertir com seus amigos.Ela serviu como o debut de Ciara, primeiro single, do primeiro álbum da artista. Ainda temos a participação de Missy Elliot, a Nicki Minaj dos anos 2000, como sempre arrasando no hip hop rappin'.


#18 - If I Ain't Got You - Alicia Keys
Logo no começo um piano em solo já chama a atenção do ouvinte, é ela, uma das melhores baladas Rn'B, If I Ain't Got You consolidou a Alicia Keys que conhecemos hoje. O arranjo musical é simples, piano, bateria bem de leve e alguns sopranos, dando destaque à voz de Alicia, que canta a bela letra "Some people want it all, but I don't want nothing at all, if it ain't you baby, if I ain't got you baby, some people want diamond rings, some just want everything, but everything means nothing, if I ain't got you" (Tradução: Algumas pessoas querem tudo, mas eu não quero nada, se não for você querido, se eu não tiver você querido, algumas pessoas querem anéis de diamante, algumas apenas querem tudo, mas tudo significa nada, se eu não tiver você).

#17 - The Reason - Hoobastank
Sabe aquelas baladas bem melosas de pop rock? Pois, não podiam faltar elas também em 2004, estas musicas que grudam na nossa cabeça quando estamos para baixo ou quando estamos olhando a chuva pela janela de um carro em movimento. Então pega o pote de sorvete, uma colherzona e bora ouvir The Reason em um sofá na sua sala solitária.

#16 - Pieces of Me - Ashlee Simpson
"Ooooooh It seems like I can finally rest my head on something real", o maior hit de Ashlee Simpson é uma música triste que te anima, entende? Bem, vamos supor que você acabou de ouvir The Reason com um pote de sorvete, como sugeri, quer se animar? Ouça Pieces of Me, ela conta sobre pegar seus cacos quebrados e crescer, porque nós caímos para aprender se levantar.

#15 - Numb - Linkin Park
Para meu gosto o Linkin Park é a banda mais chatinha que já ouvi, mas reconheço o sucesso deles, principalmente com sua música de maior sucesso. Numb, uma música de ódio e amor, é um marco no rock de 2004.



#14 - Don't Tell Me - Avril Lavigne
Primeiro single do segundo álbum da Avril, que foi bem recebido por muitos, mas muito criticado por ser muito parecido com as músicas antecessoras de Avril, I'm With You e Complicated. Don't Tell Me entra na lista das melhores baladas da Avril, contando a mesma historia de sempre, término de namoro, o que faz ela se destacar é o estilo de Avril, na época a única artista/rebelde/rock n'roll.

#13 - Hey Mama - Black Eyed Peas
Não tem letra perfeita e não tem instrumentais extraortinários, mas tem muuuuito gingado, é uma música que serviu para gerar ainda mais buzz para a banda que hoje é sinônimo de festa. Hey Mama tem muito estilo e é bem pop, o que faz ela ser tão amada, como a simplória e sensual My Humps.

#12 - American Idiot - Green Day
Assim como o Linkin Park, acho o Green Day uma banda de muito nome por não tanta coisa, mas assumo que curto muitas das músicas deles. E mais uma vez temos o maior hit de um artista em 2004, American Idiot é puro punk rock, com rimas ricas que criticancam os americanos, como não amar? Don't want to be an, american idiot, one nation controlled by the media, information age of hysteria, calling out to Idiot America™ ( Tradução: Não quero ser um idiota americano, uma nação governada pela mídia, era da informação histérica, está chamando a Idiota América™).

#11 - This Love - Maroon 5
Nem sei por onde começar nesta música. This Love é uma música que fala a verdade sobre o amor, que ele é difícil, nos desgasta, mas nós amamos amar, então todo esse sofrimento vale a pena. A banda escreveu anos mais tarde Misery, que é trata o assunto da mesma maneira, mas com uma visão mais renovada.



#10 - Mr. Brightside - The Killers
Ok, Mr. Brightside não foi esse sucesso todo em 2004 para estar no top 10, mas a música é tão boa que de maneira alguma podia estar de fora. Nela nós temos uma visão escura de uma pessoa que só vê o lado bom das coisas. Não entendeu? Bem, estar apaixonado por alguém, que nem te dá bola, é triste, não é? E quando você a vê, com outra piora mais. E é essa imagem que a música nos passa, essa revolta que sentimos com o amor (o lado bom das coisas). E adivinhe, Mr. Brigthside também é o maior sucesso do The Killers! Eita 2004 bom!

#09 - My Happy Ending - Avril Lavigne
Olha ela de novo aqui, Avril conseguiu emplacar duas ótimas baladinhas em 2004, e o que mais surpreende nessa é a história. Muitas vezes nós depositamos confiança em pessoas que não merecem, My Happy Ending é o desmascarar de uma traição, quando descobrimos que tudo o que pensamos ser e que seria, não é e não será.


#08 - Naughty Girl - Beyoncé
Lembra o que eu falei sobre o Rn'B ter controlado a música no começo dos anos 2000? Bem, olha a Beyoncé aqui de novo, apesar de ainda não ter se consolidado como uma grande artista em 2004, Bey conseguiu altas posições com Naughty Girl, que fala sobre a coisa que sempre vai vender mais que tudo... sexo! Dessa vez a cantora encarna a "garota safadinha" e solta vocais como gemidos de uma transa, estalos e palmas a acompanham, com essa fórmula temos o oitavo maior hit de 2004.

#07 - Yeah! - Usher feat. Lil Jon and Ludacris
Usher estava nos seus melhores dias neste ano, Yeah! é também o maior hit da carreira de um cantor, estou falando gente, precisamos de mais 2004s! Desta vez misturando o melhor das pistas de dança, com sexo e "yeah's" que não saem de nossas cabeças, nem ouvindo Friday. A música fez tanto sucesso que no BBB de 2004 um dos participantes fez uma paródia com ela! Yeah yeah yeah, YEAH!



#06 - She Will Be Loved - Maroon 5
Adam Levine é um espetáculo para os ouvidos, desde seu primeiro álbum, o Songs About Jane, que nos trouxe mais uma vez um dos maiores hits e blablabla. Sério 2004, obrigado. She Will Be Loved é considerada uma das 100 melhores músicas de todos os tempos por vários meios de comunicação, e não tem porque negar, é uma bela canção sobre o amor, com uma harmonia perfeita. Além de conferir o clipe dela, você devia dar um momento para assistir ao live, nele Adam faz uma brincadeira com a platéia que prova como a música tem uma harmonização fantástica.

#05 - Breakaway - Kelly Clarkson
Kelly também foi uma das artistas a ter seu maior hit em 2004, depois de sair vencedora do American Idol ela resolveu nos presentear com Breakway, uma canção feita com muito carinho e talento, sobre crescimento pessoal. O refrão é lindo, dá uma olhada (e uma ouvida): "I'll spread my wings and I'll learn how to fly, I'll do what it takes, till I touch the sky, make a wish, take a chance, make a change and breakaway" (Tradução: Eu abrirei minhas asas e eu aprenderei como voar, eu farei qualquer coisa para tocar o céu, faça um desejo, aproveite a chance, faça uma mudança e se liberte).

#04 - My PrerogativeBritney Spears
Sim, é um cover, mas o melhor cover de todos, e da já famosa música de Bobby Brown, que se encaixava perfeitamente com o momento vivido por Britney em 2004, é uma música que fala sobre a relação da mídia com a artista, sobre a pressão de ser famosa. Não fez tanto sucesso como merecia, mas o cover ganhou um dos mais interessantes clipes da Britney.



#03 - Let's Get Retarded - Black Eyed Peas
A música começa com tudo e acaba da mesma maneira, como a própria letra fala "and the bass keep runnin', runnin". É frenética e faz você dançar no mesmo instante. Will.I.Am te pede para se desconectar de todo o intelecto, quebrar suas tradições e apenas se divertir por, pelo menos, 5 minutinhos. Let's Get Retarted é a prova de que o BEP era uma banda que viria pra ficar.



#02 - Toxic - Britney Spears 
E mais uma vez 2004 mostra para o que venho, o hit que transformou de vez Britney Spears em Princesa do Pop. Toxic é o sinônimo de Britney, é sinônimo do que uma música pop deve ser. Com os devidos breaks, com as devidas bridges, Toxic é o melhor exemplo para qualquer artista iniciante no ramo. Sem contar que o videoclipe dela, até pouco tempo um dos mais caros da história, é um dos mais copiados comentados até hoje.


#01 - Shut Up - Black Eyed Peas
Pois é, não tinha para ninguém, 2004 foi escrito para ser um ano dos maiores hits de vários artistas, mas quem realmente assinou o ano foi o Black Eyed Peas, na época eles ainda tinham um estilo mais rap hip hoppin, e Shut Up foi o ápice dessa fase da banda. Apesar de ser rap, Shut Up foi responsável por tirar muitos dos rappers mais convecionais das paradas, isso porque ela mistura em um só o rap, pop e música clássica, algo muito difícil de ser imitado por qualquer um. Sua letra muito bem bolada fala sobre ciúmes, um assunto que estranhamente não é tão recorrente nas músicas e o feeling que a banda tem ao cantar os versos é incrível. A relação de Fergie com ela é ainda mais, talvez por conta desta canção Fergie tenha se dado tão bem com o grupo e em sua carreira solo. Ah! E como a Fergie tava belamente lindamente e verdadeiramente gostosa.

Nenhum comentário: