sexta-feira, 18 de outubro de 2013

SERMÕES DE DOMINGO EM PRISM DE KATY PERRY


Olá pessoal, espero que vocês tenham sentido minha falta, olha o que aconteceu: .... faculdade e muito trabalho.... quase não tive tempo pra mim mesmo, até soltei um #DropShare para vocês não sentirem tantas saudades, eu não sei com qual periodicidade conseguirei postar pra vocês, eu tenho aqui alguns posts prontos, então acho que vocês terão bastante conteúdo.

E pra minha volta as postagens eu lhes trago outro comeback, PRISM de Katy Perry,  que vazou esta semana e vem causando divergências em todos que já deram uma ouvida. Alguns dizem que as músicas são muito parecidas, outros dizem que o CD é uma grande evolução de Teenage Dream e você ainda nem ouviu porque?

Bem, vamos ao review e conhecer o álbum PRISM:


Roar  já é conhecida praticamente pelo mundo todo, se você ainda não a ouviu é melhor você sair de Marte e dar uma passadinha aqui na Terra, só para variar, quem sabe seu foguete não cai em uma ilha deserta e você se encontra com a Katy roarizando com um Xperia na mão. A música lembra bastante um pop indie, mas ao mesmo tempo possui vários oh oh oh oh oh's para ficar na mente das pessoas, tem uma letra que cola e funciona bastante. O que faltou um pouco foi qualidade e diversidade para se distanciar do Teenage Dream, assim como ela tinha prometido, mas essa falta foi recompensada por ser uma das músicas com melhor rendimento nos charts dos últimos anos.

Então vem Legendary Lovers com uma mistura perfeita entre pop e Índia, eu adoro quando os artistas misturam diferentes gêneros, especialmente o indiano, assim como Selena Gomez fez em Come & Get It e Justin Timberlake em What Goes Around/Comes Back Around. Pelo o que parece a música foi feita para Russel Brand (isso mesmo, ainda neste drama na separação dos dois), pois ela fala de uma história onde o garoto era tudo para ela e de repente ele se vai, então ela insinua que sem a separação os amantes seriam lendários, sem contar o fato que o casamento de Perry e Brand aconteceu na Índia. A música ainda tem um solo de instrumentos indianos incrível, o que faz com que ela seja uma de minhas favoritas. 


Para sair um pouco desta temática mística e espiritual, vem a super divertida Birthday, que se virar single fará um sucesso tão grande quanto Last Friday Night (T.G.I.F.), ela tem uma vibe bem disco e dançante, perfeita para uma festa de casamento, a letra fala de uma festa ao mesmo tempo que se relaciona com o relacionamento cheio de brincadeiras.

E esse som disco abre caminho para Walking on Air, que foi lançada como single promocional antes de álbum e para mim tem a mesma qualidade de Dark Horse (outro single promocional), não tem como não lembrar das músicas dos anos 90, quando o pop era dominado por Cher e Madonna. Sua letra é vazia e repetitiva, mas é isso que faz sucesso hoje em dia, vide qualquer música de um DJ internacional. (Eu particularmente acho muito boa a bridge para o último refrão, me lembra algo como Like a Prayer e Unwritten da Natasha Beginfield).

O segundo single do álbum é a faixa seguinte, Unconditionaly é mais uma das famosas baladas de Katy Perry, a história dela é muito bonita, mas acho que tem muita coisa nos instrumentos, se abaixassem um pouquinho o volume da bateria ou da guitarra, ela soaria bem melhor e harmoniosa. Tem um break antes do último refrão e algo que me incomodou é que a música não volta com uma potência maior, ela simplesmente continua a mesma coisa, do final ao fim.


Após a tristeza de Unconditionaly vem a já famosa Dark Horse, a preferida de muitos, a música é perfeita para ser lançada como single oficial, por conta dessa hype sobre o twerk (é vovó e não entendeu o que eu falei? Assita). O que eu gosto mais nela é a letra "So you wanna play with magic? Boy you should know what you're falling for. Baby do you dare do this? 'Cause I'm comin' at ya like a dark horse" (Então você quer brincar com magia? Você devia saber com o que vocês está mexendo, você se atreve a fazer isso? Pois estou indo até você como um cavalo negro), mística e uma sonoridade espiritual bem diferente, né? (Música gospel para twerk)

É a vez da música mais animada do álbum, This Is How We Do é uma soma de todas as músicas animadas de One Of The Boys e Teenage Dream, que só pelo nome me lembra de outra This Is How We Do It, tem uma letra bem ousada para o perfil deste disco e uma paradinha que lembra a Katy Perry que todos querem ouvir, é outra das minhas favoritas.

International Smile vem para fechar a primeira metade do álbum e é mais uma vez a essência que Katy Perry usa e deveria usar mais, fazer músicas para se divertir. Como o próprio nome diz a música fala sobre internacionalidade, até cita o Rio de Janeiro (dizer nomes de diferentes países e cidades já é algo bem passado e soa como um musical da brodway), então a música se renova depois de uma bridge onde Perry simula a voz de uma aeromoça, fazendo com que a música se torne bastante radiofônica. (Update: 21/10/2013: essa música de passou a ter 5 estrelas depois que entrou para meu top 100 de mais escutadas).

Depois de tanta agitação começa a monotonia, Ghost é uma música que começa baixinha e fica mais feliz no refrão, porém é uma faixa completamente descartável, parece até uma demo melhorada que colocaram no álbum para preencher um vão.


Produzida pelos suecos Bloodshy & Avant, a balada Love Me recebe uma batida eletrônica e soa como uma I'm Still Breathing 2.0 (música de One Of The Boys). A primeira audição parece ser uma música chata e besta, mas após escutá-la uma ou duas vezes esta opinião muda. As notas em Love Me são bem difíceis de se alcançar, será que desta vez Katy Perry consegue performá-la bem ao vivo?

This Moment é puro synthpop, lembra bastante as músicas dos anos 80, é uma das melhores do álbum, e assim como Love Me talvez seja necessário dar uma segunda chance e entender a história que ela canta. (No meu conceito ela tinha 3 de 5, depois ganhou nota máxima). Ela é a música que se mais distancia em estilo das outras, o que dá uma ânimo para continuar ouvindo o disco.

As próximas duas músicas, que fecham a versão standard do álbum, são Double Rainbow e By The Grace of God, que fogem e perdem muito o sentido por ter uma oscilação entre animado e monótono. Não combinam muito com o estilo inquieto da artista e do álbum, e como elas são seguidas deixam nossos ouvidos um pouco cansados. Sobre a letra de Double Rainbow não tem nada a se reclamar, ela funciona como uma versão calma de Dark Horse, por todo o misticismo que apresenta. Já By The Grace Of God é totalmente sem graça, se eu quisesse um disco gospel eu iria nos shows do Padre Marcelo Rossi, tudo bem que ela é filha de pastores e tem que se redimir, mas não Katy Perry, por favor, não! Só ganhou três estrelinhas porque os vocais e a história que a música conta são bons.


Spiritual, foi produzida pelo atual namorado dela, John Mayer, e tem um som synth moderno, assim como a seguinte It Takes Two, que é muito melhor. Logo que comecei a escutar It Takes Two pensei estar ouvindo Jukebox Hero, isso mesmo, para você ver como este álbum trás grandes variações, esta também está na minha listinha de favoritas, na verdade é uma das melhores baladas de Katy Perry.

Para fechar o disco vem Choose Your Battles, que não devia estar nem no álbum, quanto mais última música, mas ela faz o papel de explicar a nossa mente que o álbum é uma salada mista de gêneros, ou seja, Katy Perry tem a necessidade de fazer sucesso nas rádios.

Fiquei bem conhecido por gostar de Katy Perry entre meus amigos e logo no meu primeiro post sobre ela estou a criticando, talvez hoje em dia eu não seja tão fã dela e goste mais das estratégias publicitárias que ela tem, que convenhamos são ótimas. PRISM é um álbum tão bom quanto Teenage Dream, só precisa ser entendido/aceito como seu antecessor, é um álbum fora dos padrões atuais, o que faz com que Katy Perry faça tanto sucesso nos charts e fique de fora de certas premiações.


Katy Perry - PRISM - 2013
Gravadora: Capitol Records
Gênero: Pop e Dance.

Artistas semelhantes: Rihanna, Lady Gaga, Madonna, Britney Spears, Selena Gomez, Jennifer Lopez, Jessie J e Lily Allen

musicas gospel internacional, review prism katy perry, katy perry prism reviw, indicação, crítica prism katy perry, musicas pop, melhores musicas para casamento, melhores musicas para festas de casamentos, prisma, katy perry músicas, musics by katy perry, katy perry new album, novo cd da katy perry, prism.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

A gente tava sentindo a sua falta mesmo.

Gabriel Alves disse...

Hehe valeu, Leo, agora consegui tempo pra escrever ;)