domingo, 23 de dezembro de 2012

BOM DIA ESTRELINHAS! A TERRA DIZ "OLÁ"!


Quando anunciaram que seria feito um remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate todos se apresentaram surpresos, afinal o filme fracassara em sua primeira versão de 1971. Depois de muito tempo reprisando nos canais da TV chegou a tornar-se um ícone da cultura pop, junto a sua clássica música Umpa-Lumpa. Mas depois de anunciarem que a reprodução do filme seria feito por ninguém mais, ninguém menos que Tim Burton (que voltara de um grande sucesso do cinema com Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas) e seu amigo Johnny Depp, os críticos deram uma chance à produção.



Desta vez o filme mostra mais a história de Willy Wonka, o todo poderoso produtor de chocolates incríveis e malucos que tem a ideia de distribuir em seus chocolates cinco bilhetes dourados a serem exportados para todo mundo, os cinco sortudos que tiverem a sorte de encontrar os bilhetes tem a oportunidade de visitar a misteriosa e fantástica fábrica de chocolate de Willy Wonka.


Charlie Bucket, Violet Beauregarde, Veruca Salt, Mike Teavee e Augustus Gloop são as cinco crianças sorteadas para este feito, que podem levar apenas um responsável para acompanhá-lo dentro da fábrica. Chegando lá elas se deparam como excêntrico chocolateiro, tudo o que acontece daí para frente passa a se tornar um sonho que todos nós desejaríamos ter.


Porém quase todas as crianças apresentam um defeito irritante e não merecedor de visitar a fábrica, um é competitivo, outro muito guloso, e outro nem quer estar lá, mas Charlie Bucket se apresenta uma criança humilde, vindo de uma família pobre e inocente que observa as crianças, uma a uma, serem descartadas da fábrica com uma divertida nova música para os Umpa Lumpas.


Falando em Umpa Lumpas, desta vez sua história de como chegaram a fábrica é contada, importados diretamente da Lumpalândia por Willy Wonka. Também cantam quatro novas músicas, excluindo aquela "Umpa Lumpa, dumba di bum" e substituindo-a por uma maneira diferente de tratar a despedida das crianças.


Assim o filme vai mostrando valores e defeitos (de uma forma exagerada para que todos entendam) dentro dessa maravilhosa fábrica criada por Tim Burton, "é tudo tão bonito e tudo comestível, até eu sou cometível, mas isso seria canibalismo, e é mal visto por muitos olhos na sociedade", como diz Willy Wonka assim que as crianças dão a primeira olhada na fábrica.


Seu elenco é algo extramente extenso e muito bom, primeiro sobre as crianças:

Violet Beauregarde é interpretada por AnnaSophia Robb, que por algum motivo me lembra muito a Dakota Fanning, seu personagem é uma garota esportista e muito, muito, muito competitiva, tão competitiva que até quando não está fazendo nada ela está competindo mascando seu chiclete. Este defeito, de querer ser a melhor em tudo, é o que a transforma em algo totalmente inesperado.


Julia Winter dá vida a mimada Veruca Salt, (eu sempre achei que veruca é uma verruga que dá no dedão do pé) esta atriz fez apenas este filme e sinto saudades dela até hoje, porque adorei seu sorriso e acho que ela poderia ter uma boa carreira como atriz, pelo menos mirim. 


Já Mike Teavee, que é um garoto totalmente ligado em tecnologia e em video games, tanto que chega a odiar doces (e é bem feito que ele vá para a fábrica para aprender boas maneiras), é interpretado por Jordan Fry que parece tão real que chega a dar raiva do personagem grosso e que fala entredentes.


Augustus Gloop, talvez o personagem mais icônico do filme, depois de Willy Wonka é claro, é um garoto super hiper mega guloso, não para de comer um minuto, sua paixão maior é o chocolate, que de tanto tentado ao chegar a fábrica não se aguenta e mergulha em um rio de chocolate, seguido pela música de maior sucesso deste remake Augustus Gloop, o comilão. Ele é interpretado por Philip Wiegratz com uma cara de alemão que transforma o personagem em um marco para o filme.


Por fim temos Freddie Highmore interpretando o protagonista Charlie Bucket, este ator foi o único do elenco de mirins a continuar uma carreira sólida, quase não tenho o que falar, ele é a cara do personagem, com um toque de inocência e bastante inteligência.


Esta foi a primeira vez que Helena Bonham Carter entrou para o elenco de filmes de Tim Burton e Johnny Depp, depois de ter conhecido e se apaixonado, literalmente, por Tim Burton, seu esposo, ela passa a se juntar a dupla em seus filmes daí em diante, teve um papel pequeno neste filme, interpretando a mãe pobretona, de dentes feios e sem maquiagem de Charlie, um papel simples, mas que mostrou que Helena estava vindo para ficar.


Temos Johnny Depp dando um novo ar a Willy Wonka, desta vez o personagem foi interpretado com mais diversão e modernidade, dizem até que o personagem lembra bastante de Michael Jackson, e vai aos poucos perdendo seu tom de mistério por apresentar a história do criador da fábrica. História esta que mostra um dentista como o pai do grande chocolateiro, uma idea meio maluca, mas que explica as loucuras de Willy Wonka, este dentista é interpretado pelo grande Christopher Lee, que resolveu se unir mais uma vez a Johnny Depp e Tim Burton após A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, e mostra que o pai de Willy Wonka é de dar arrepios.


Para mim uma das grandes surpresas do filme foi Missi Pyle interpretando a mãe de Vilolet, eu simplimente adorei, ela ficou igualzinha a sua filha no filme, achei muito engraçado ela sendo uma mãe coruja de uma garota que é estritamente igual a ela. Porém o ator que mais marcou a produção foi Deep Roy, que multiplicado em milhares de Umpa Lumpas fechou a nova cara do filme e rendeu um milhão de dólares para o ator. 


O filme possui uma trilha sonora de babar, você sabia que a voz dos Umpa Lumpas é a voz de Danny Elfman? Ele se gravou cantando e sintetizou ela muitas vezes até ficar fina e em coro, as letras das músicas foram escritas por Roald Dahl, isso mesmo, o criador de "A Fantástica Fábrica de Chocolate"! A música de abertura me lembra muito as trilhas sonoras feitas para filmes de Star Trek, um som bem high-tec.


Tim Burton apresentou o elevador de vidro, uma maneira mais fácil de "viajar" pela fábrica, ele vai para as verticais, horizontais, diagonais e qualquer outro angulo conhecido, nele há vários botões com nomes de salas da fábricas, que nos deixam mais curiosos e como uma grande vontade de conhecer este lugar, entre as salas temos: Poodles Secretários, Gatos de Cacau, Nuvens Mecânicas, Baixa Preta de Sapos, Pirulitos estranhos, Floresta Elástica, Ilha da Sobremesa, Creme de Torta, Colmeias e Pincéis, Sala de TV e Para Cima e Além.


Outro objeto do filme é um barco que navega sobre um rio de chocolate, este rio foi feiro com quase oitocentos mil litros de chocolate falso, mas o que é mesmo impressionante é que o barco feito em vinte semanas pode realmente flutuar sobre um rio de chocolate verdadeiro. Muitas coisas do cenário foram feitas com doce de verdade, entre elas as árvores de pirulito, os canos de açúcar, balas de caramelo e 1.850 barras de chocolate enviadas pela fabricante Nestlé, que tem direitos do nome Willy Wonka.


Burton e seu roterista, o mesmo de Peixe Grande, resolveram seguir melhor a história do livro do que ao do filme de 71, particularmente eu achei muito melhor esta ideia, e prefiro muito mais a história nova que rendeu um dos maiores sucessos de bilheteria da dupla. (E um dos meus personagens favoritos interpretados por Johnny Depp)


Sabe quantos atores foram cotador e queriam interpretar Willy Wonka? 21! E todos eles grandes nomes, segue aqui a lista: Jim Carrey, Adam Sandler, Steve Martin, Robin Williams, Christopher Walken, Nicolas Cage, Will Smith, Brad Pitt, Mike Myers, Ben Stiller, Dwayne Johnson, Bill Murray, Leslie Nielsen, Patrick Stewart, John Cleese, Eric Idle, Michael Palin, Rowan Atkinson, Robert De Niro, Michael Keaton e até o roqueiro Marilyn Manson!

7X7 da semana: Tim Burton e Johnny Depp

"Este é um post '7X7', dicas de maratonas de 7 filmes para os 7 dias da semana."
"Demorei, mas voltei"

2 comentários:

Maxwell Soares disse...

Olá, irmaõ. Esse ainda nao vi. Quero aproveitar lhe desejar um bom fim e inicio de ano. Um abraço...

Bússola do Terror disse...

Oi! Vim desejar um feliz 2013!
Até!