segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Corta!


    Em 1990 surgiu a primeira parceria entre Tim Burton e Johnny Depp, o excêntrico quebrador de paradigmas Edward Mãos de Tesoura, mal eles sabiam que este sucedido encontro se estenderia em outras grandes produções de cinema até os dias de hoje.


   Vincent Price, um inventor que mora em um castelo sobre uma montanha de um vilarejo, cria Edward (Johnny Depp), uma espécie de humano com tesouras no lugar de mãos, logo depois de criá-lo Vincent morre e deixa sua invenção sozinha na mansão.


   Um tempo depois Peg (Dianne Wiest), uma revendedora de produtos Avon, decide visitar a mansão sombria, onde ninguém ousava chegar perto, para tentar a sorte em vender algum cosmético, lá ela se assusta com as tesouras de Edward. Entretanto Peg possui muita compaixão e resolve levar Edward para cidade, junto com sua família, o que causa uma agitação nos vizinhos fofoqueiros da cidade.


   Obrigado a se mostrar para os habitantes Edward se torna uma celebridade no pacato vilarejo, todos disputam por sua atenção e ficam maravilhados com sua peculiaridade única. Ele surpreende ainda mais depois de mostrar o que sabe fazer com as tesouras, cortando arbustos em formas inusitadas e trazendo diferentes, e estranhos, cortes de cabelos femininos.


   Edward se apaixona a primeira vista por Kim (Winona Rider), filha de Peg, que no começo não gosta nenhum pouco do rapaz, mas depois de certo tempo se rende ao cavalheirismo do mesmo, o que desperta uma raiva em seu namorado Jim (Anthony Michael Hall). Contudo as fofocas mudam de rumo, quando Jim quer assaltar uma casa e convence Edward a ajudar no roubo, como previsto é pego em ação pela polícia e todos ficam contra ele, menos a família de Peg.


    Cabe também ao filme um teor de crítica aos padrões e moda, falando das pessoas que tem o costume de esconder seus defeitos, esquisitices e peculiaridades e tentarem mascarar suas vidas como perfeitas, como se não tivessem problemas com dinheiro ou com sentimentos, tentando provar que são exatamente iguais ou melhores que seus vizinhos. Isso fica bem claro ao perceber que os personagens vivem desta maneira, com o mesmo modelo de casa, corte de grama e horários. O filme ridiculariza estas pessoas que fazem de tudo para serem aceitas pela sociedade, estarem dentro dos padrões e o quanto eles valorizam isso, enquanto criticam quem não o faz. Um pensamento bem moderno já observado por Burton em 1990.


   O final da história eu acho que a maioria conhece, só que não contarei, para dar aquele gostinho de querer assistir ao filme novamente.

   Este foi o primeiro papel de grande sucesso de Johnny Depp e o último de Vincent Price. Para que não sabe, Vincent Price foi um grande ator norte-americano conhecido por fazer filmes de suspense e terror, que por muitas vezes inspira Tim Burton. De certa forma o filme homenageia Vincent e sua visão parecida com a de Tim.


  Em 1982 Tim Burton fez uma animação em sua homenagem, chamada Vincent. Foi primeiro curta e animação stop motion feito pelo diretor. O filme foi escrito em forma de poema por Tim, e narrado por Vincet Price, o homenageado. Aqui embaixo você confere o curta:

  
   Também foi o primeiro trabalho de Danny Elfman com Burton e Depp, e que trabalho maravilhoso, sem a trilha sonora feita por ele o filme não teria a mesma magia que possui. Com certeza uma de minhas trilhas sonoras favoritas, e a de Danny Elfman. (Na verdade todas as trilhas de filmes com Burton são ótimas).
   
    Você sabia que Jim Carey, Tom Cruise e Robert Downey Jr. foram alguns dos artistas considerados para o papel de Edward? Será que o filme seria o mesmo sucesso sem Johnny Depp? Eu aposto que não. Quem também se interessou pelo papel foi Michael Jackson, que antes de falecer venho a comprar as mãos de tesoura usadas no filme. Algo que me chamou muita atenção é que o que Edward, que já se tornou um  personagem clássico, teve apenas 169 palavras durante todo o filme. Já para o papel de Kim, Drew Barrymore foi cotada, porém Depp convidou a doce Winona Rider para dar vida a personagem.
   
    Este é o filme favorito de Tim Burton, a ideia toda venho de dois desenhos de sua adolescência, um de uma vizinhança e outra um esboço de Edward. O primeiro roteiro do filme era um musical, porém Tim resolveu deixar isto para mais tarde em O Estranho Mundo de Jack. Outra coisa divertida é que Burton teve a ideia de fazer nevar no logo da 20th Century Fox nos créditos iniciais do filme, isso porque a história se passa próxima do natal.
    
    Este é o primeiro filme da maratona Tim Burton/Johnny Depp, se você não assistiu, pelo amor de deus, o que você esta fazendo aqui, vá alugar o filme, assistir na TV, de um jeito e não perca mais tempo, mas você que assim como eu já o assistiu centenas de vezes pode assistir mais uma e outra, então corra antes que alguém o alugue. (Na verdade estou com o filme rodando enquanto escrevo o post).
7X7 da semana: Tim Burton e Johnny Depp

"Este é um post '7X7', dicas de maratonas de 7 filmes para os 7 dias da semana."

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Eu gostei desse filme. Embora ele misture vários estilos (comédia, romance, aventura e até um pouco de infantil), ele não perdeu o rumo, como alguns filmes que fazem isso. A história tem início, meio e fim e não deixa nada sem explicação, apesar da fantasia com que trabalha.

B-Cine disse...

Mais um belo e emocionado post Gabriel. Esse é o segundo melhor filme da parceria Burton e Depp e vc resumiu bem a essencia do filme, que é praticamente tudo que se encontra nas demais obras desse diretor.
Postei no meu blog, o B Cine Frankenweenie, mais um bom filme de Burton.
www.b-cine-b-cine.blogspot.com